sexta-feira, 10 de junho de 2011

Adoção é um ato de responsabilidade, você está preparado?

A imagem de um gatinho ou de um cãozinho é quase sempre um apelo irresistível,mas você está realmente comprometido e preparado para adotar um animal de estimação?
A grande preocupação é que tanto os adotantes como os animais fiquem bem e felizes após a adoção. Se você pensa em adotar um animalzinho fique de olho em algumas situações abaixo:



TODA A SUA FAMÍLIA CONCORDA COM A ADOÇÃO?

Se você não mora sozinho, sabe que o animalzinho conviverá com outras pessoas da família, sendo importante que eles também concordem e participem do ato da adoção. Filhotes tendem a chorar e a morder objetos que estejam ao seu alcance, adultos também podem chorar no período de adaptação, assim, todos na casa ou apartamento devem ter consciência disso e estarem dispostos a superar esse período.


VOCÊ TEM CRIANÇAS?

Seu filho é muito pequeno? Lembre-se que crianças pequenas podem machucar os animais sem querer. Cães e gatos podem reagir quando machucados, não por maldade, mas por instinto. Em alguns casos, as crianças além de se machucarem, chegam a desenvolver medo dos animais e passam a vida sem conhecer os benefícios que é ter um cãozinho ou gatinho.


VOCÊ PODE TER UM CÃO OU UM GATO EM SUA CASA OU APARTAMENTO?

Antes de tudo, se você morar em imóvel alugado, deve verificar se o contrato ou o locador não proíbe a presença de animais, evitando assim futuros problemas com o locador.


VOCÊ TEM ESPAÇO E ABRIGO ADEQUADO?

Se você residir em casa, deve verificar se tem espaço suficiente para seu cão e se não há possibilidades de fuga para seu gato. Cães e gatos não devem sair ás ruas sem a companhia de seu dono, pois ficam sujeitos a doenças, maus tratos e atropelamentos. Também é importante que o cão e o gato tenham abrigo adequado que os proteja das intempéries, um lugar que sirva para seu repouso. Se morar em apartamento, você deve se perguntar se tem condições de levar o cão para passear de duas a três vezes por dia para que possa fazer suas necessidades e se exercitar devidamente. Caso pretenda adotar um gatinho, é necessário providenciar telinhas nas janelas para a proteção do bichano.


VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DE QUE TERÁ DESPESAS COM RAÇÃO, MEDICAMENTOS, VACINAS, ENTRE OUTROS GASTOS?

Os animais necessitam de refeições balanceadas, sendo que a ração é a alimentação indicada.
Também necessitam ser vacinados e medicados conforme as orientações do médico veterinário.
Não importa o que aconteça, você é responsável pela saúde de seu animal de estimação, e deve sempre suprir suas necessidades, tendo consciência dos gastos financeiros que isso implica.


SEU ANIMALZINHO VAI FICAR MUITO TEMPO SOZINHO?

Assim como nós, os animais ficam tristes e deprimidos quando deixados sozinhos por muito tempo. Gatinhos são as melhores companhias para quem trabalha fora o dia todo, pois costumas dormir muitas horas por dia e se acostumam mais fácil à ausência do dono. Mesmo assim, gatos também podem sentir falta de companhia. Os cães que ficam sozinhos por muito tempo costumam ficar doentes ou começam a "aprontar" por toda a casa. Se quer mesmo ter um cãozinho ou gatinho, mas vai ficar fora o dia todo, pense em adotar dois cãezinhos ou dois gatinhos ao invés de um, assim um fará companhia ao outro. Mas lembre-se: a despesa é em dobro, você deve ter condições financeiras para manter os dois.


E SE VOCÊ VIAJAR?

Este é um ponto importante, pois são tristes e muito comuns os casos em que donos que viajam nas férias, principalmente no fim de ano, abandonam seus cães nas ruas. Pense bem se poderá levá-lo em suas viagens ou se tem algum familiar ou amigo que possa cuidar dele durante sua ausência.


VOCÊ SABE QUE UM CÃO PODE VIVER EM MÉDIA 12 ANOS E UM GATO 14 ANOS?

Durante todo esse período você é responsável pelo seu animal de estimação, devendo cuidar para que ele tenha tudo o que seja necessário para seu desenvolvimento assim como tudo o que for necessário para uma velhice tanquila ao seu lado.
É muito tempo? Pode-se dizer que sim, mas... Sabe aquele momento do dia em que você chega em casa cansado, ainda preocupado com o trabalho ou problemas pessoais? E quando você vê seu companheirinho e nota aquele sorriso alegre simplesmente por você ter chegado. Seguem-se os abanos de rabo, as lambidas descontroladas ou um ronronar profundo... É nesse exato momento que você tem a certeza de que quer seu companheiro ao seu lado por toda sua vida!!!

E então, agora que já estão cientes das responsabilidades que é ter um animalzinho de estimação... BORA ADOTAR UM???

Beijos, abraços, lambidas e ronronos!!!!! hehehehehe
Até breve!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário