quarta-feira, 29 de junho de 2011

VAMOS REFLETIR!

Olá pessoal, como estão todos? Espero que bem!!
Bom, hoje vou postar um texto para refletirmos um pouco!!
O texto é de Jacqueline Iensen, que foi publicado no jornal Diário Catarinense.
O cachorrinho abandonado
Todas as noites pego o Nicolau, o meu cachorro de 13 anos, e levo para dar seu passeio. Quando encontrei este ser - agora gordinho e de bigodinhos brancos - não tinha mais do que quatro meses. Desde então ele me acompanha em todas as caminhadas, não só as de final de tarde, mas em todas que fiz na vida, na última década. E olha que não foram poucas.
Pois num dos passeios noturnos do Nico observei que defronte ao meu prédio o cachorro mais barulhento da rua - uma espécie de guardião da área - estava quietinho ao lado de uma caixa. Estranhei o comportamento já que ninguém passa incólume pelo local.
Quando voltei do passeio, o cachorro havia saído dali. Mas três pessoas estavam ao lado da dita caixa. Pensei: Será que abandonaram um bebê ou são filhotes? Atravessei a rua e fui conferir o que estava acontecendo. Não era um bebê e nem filhotes. Era, sim, um pinscher muito velho que havia sido jogado ali na rua, na primeira noite fria do ano, para morrer. O porteiro então se aproximou e disse: " Vi um carro que deixou a caixa aí, não faz muito tempo."
Sem ter para onde levar, abrigamos o animal na garagem de uma casa próxima, cobrimos com um cobertor quentinho e colocamos potes com água e ração. O que fazer com ele seria decidido no dia seguinte.
Acordei e a primeira imagem que me veio à cabeça foi daquele cachorrinho, velho e triste que havia sido abandonado por seus donos. Decidi que não ia deixá-lo ali. Além do que existia a suspeita de que estivesse com uma pata quebrada! Levei para a veterinária, mas não deu tempo. Assim que ela começou a avaliar a situação, o bichinho se foi. Parece que só esperou ter alguém ao seu lado para não morrer sozinho.
Fico pensando: quem tem coragem de fazer uma coisa destas? Como alguém pode ter um cachorro ou gato, ou pai, ou mãe ou avó a vida inteira e depois jogá-los fora como se fosse um pote de iogurte vencido? O que leva um ser " humano " a fazer isso? Não é à toa que existem abrigos de animais e de velhinhos lotados! Tentei achar uma doença para explicar tamanha crueldade, mas desisti. Crueldade não é doença, é ausência de amor.
Engraçado é que algumas pessoas acreditam que animais não têm sentimentos. Como então explicar a vigílha do cão barulhento? Como dizer que estamos na pós-modernidade se o nosso comportamento está muito próximo do dito homem das cavernas? Dirigimos bêbados, aceleramos próximo da faixa de pedestre, estacionamos em vagas para deficientes, questionamos o porquê de uma fila para idosos no supermercado, voltamos em deputados para obter favores pessoais, comemos gorduras que entopem as coronárias, alguma coisa que nos dizem que é chocolate. Conjugamos o verbo parecer em detrimento do verbo ser.
Chego à conclusão que estamos regredindo de forma acelerada e irreversível. Não nos preocupamos com mais nada a não ser em responder e-mails, tuitar sobre alguma coisa que não interessa a ninguém - nem a si próprio -, com a lerdeza da banda larga ou em ser o primeiro a comprar o ipad2 - para alguns considerado o feito do ano!
Aí dá para entender o comentário que ouvi: "Você e essa mania de querer salvar o mundo. Salve-se você e que se dane o resto. Por que se preocupar com um cachorro que nem era seu? Parecia o gênio do mau, aquele que vive sentadinho no nosso ombro esquerdo, falando alto em bom tom! Felizmente o do bem, que fica no ombro direito, passou a mão em minha cabeça.
Escrevo para pedir: RESPEITE A VIDA - INDEPENDENTE SE É DE ANIMAIS OU DE PESSOAS. DE QUALQUER IDADE.

sábado, 25 de junho de 2011

VOCÊ SABIA???
Que um peixinho ou um réptil criados como animais domésticos podem morrer por hipotermia? É isso mesmo. O médico veterinério Adil Salomão Martins, especialista no cuidado de animais exóticos, diz que é importante controlar a temperatura do ambiente deles, inclusive com o uso de aquecedores.
"Todos os animais sentem frio, principalmente os de pelagemmais baixa", explica. Os que mais sofrem são os cachorros e gatos. O veterinário aconselha a não aparar tanto o pelo, a não dar banhos diários e a secar muito bem o animal. "Pode colocar uma roupinha para ajudar", destaca. Vacinas contribuem para que cães e gatos não tenham problemas respiratórios.
As aves são outros animais que também precisam de atenção quando o assunto é frio. Além de cobrir a gaiola, é necessário tirar o animal de perto de correntes de ar. Medidas simples como estas podem evitar que eles tenham hipotermia e morram.
A alimentação também pode ajudar. Deve-se aumentar a quantidade em 10% a 15%, desde que o animal não esteja obeso", explica Adil.
Trecho retirado do joranal A Notícia.
Dicas QUENTES para nossos bichos enfrentarem O FRIO
O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho ás 14h 16. O vento mais frio, as temperaturas mais baixas e a noite caindo mais cedo já sinalizava a chegada do inverno. A estação mais fria do ano também exige que tenhamos alguns cuidados com os nossos animaizinhos de estimação!
- Cachorros e gatos também precisam de cobertores, vacinas e um local bem protegido para evitar doenças respiratórias.
- Peixes e répteis devem ter ambientes aquecidos artificialmente.
- Aves não devem ficar em correntes de ar. As gaiolas precisam ser cobertas à noite.
- Roedores não têm problemas quanto ao frio.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Urgente!!!!!!!!

A SPAA – SOCIEDADE PROTETORA E AMIGA DOS ANIMAIS PRECISA URGENTE DE DOAÇÕES PARA GATOS E CÃES. CONTAMOS COM A SUA AJUDA DE SOLIDARIEDADE. CONTATOS:

(49) 8808-0037 (Adriana)

(49) 9903-0440 (Stela)

(49) 9992-2444 (Tel)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Adoção é um ato de responsabilidade, você está preparado?

A imagem de um gatinho ou de um cãozinho é quase sempre um apelo irresistível,mas você está realmente comprometido e preparado para adotar um animal de estimação?
A grande preocupação é que tanto os adotantes como os animais fiquem bem e felizes após a adoção. Se você pensa em adotar um animalzinho fique de olho em algumas situações abaixo:



TODA A SUA FAMÍLIA CONCORDA COM A ADOÇÃO?

Se você não mora sozinho, sabe que o animalzinho conviverá com outras pessoas da família, sendo importante que eles também concordem e participem do ato da adoção. Filhotes tendem a chorar e a morder objetos que estejam ao seu alcance, adultos também podem chorar no período de adaptação, assim, todos na casa ou apartamento devem ter consciência disso e estarem dispostos a superar esse período.


VOCÊ TEM CRIANÇAS?

Seu filho é muito pequeno? Lembre-se que crianças pequenas podem machucar os animais sem querer. Cães e gatos podem reagir quando machucados, não por maldade, mas por instinto. Em alguns casos, as crianças além de se machucarem, chegam a desenvolver medo dos animais e passam a vida sem conhecer os benefícios que é ter um cãozinho ou gatinho.


VOCÊ PODE TER UM CÃO OU UM GATO EM SUA CASA OU APARTAMENTO?

Antes de tudo, se você morar em imóvel alugado, deve verificar se o contrato ou o locador não proíbe a presença de animais, evitando assim futuros problemas com o locador.


VOCÊ TEM ESPAÇO E ABRIGO ADEQUADO?

Se você residir em casa, deve verificar se tem espaço suficiente para seu cão e se não há possibilidades de fuga para seu gato. Cães e gatos não devem sair ás ruas sem a companhia de seu dono, pois ficam sujeitos a doenças, maus tratos e atropelamentos. Também é importante que o cão e o gato tenham abrigo adequado que os proteja das intempéries, um lugar que sirva para seu repouso. Se morar em apartamento, você deve se perguntar se tem condições de levar o cão para passear de duas a três vezes por dia para que possa fazer suas necessidades e se exercitar devidamente. Caso pretenda adotar um gatinho, é necessário providenciar telinhas nas janelas para a proteção do bichano.


VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DE QUE TERÁ DESPESAS COM RAÇÃO, MEDICAMENTOS, VACINAS, ENTRE OUTROS GASTOS?

Os animais necessitam de refeições balanceadas, sendo que a ração é a alimentação indicada.
Também necessitam ser vacinados e medicados conforme as orientações do médico veterinário.
Não importa o que aconteça, você é responsável pela saúde de seu animal de estimação, e deve sempre suprir suas necessidades, tendo consciência dos gastos financeiros que isso implica.


SEU ANIMALZINHO VAI FICAR MUITO TEMPO SOZINHO?

Assim como nós, os animais ficam tristes e deprimidos quando deixados sozinhos por muito tempo. Gatinhos são as melhores companhias para quem trabalha fora o dia todo, pois costumas dormir muitas horas por dia e se acostumam mais fácil à ausência do dono. Mesmo assim, gatos também podem sentir falta de companhia. Os cães que ficam sozinhos por muito tempo costumam ficar doentes ou começam a "aprontar" por toda a casa. Se quer mesmo ter um cãozinho ou gatinho, mas vai ficar fora o dia todo, pense em adotar dois cãezinhos ou dois gatinhos ao invés de um, assim um fará companhia ao outro. Mas lembre-se: a despesa é em dobro, você deve ter condições financeiras para manter os dois.


E SE VOCÊ VIAJAR?

Este é um ponto importante, pois são tristes e muito comuns os casos em que donos que viajam nas férias, principalmente no fim de ano, abandonam seus cães nas ruas. Pense bem se poderá levá-lo em suas viagens ou se tem algum familiar ou amigo que possa cuidar dele durante sua ausência.


VOCÊ SABE QUE UM CÃO PODE VIVER EM MÉDIA 12 ANOS E UM GATO 14 ANOS?

Durante todo esse período você é responsável pelo seu animal de estimação, devendo cuidar para que ele tenha tudo o que seja necessário para seu desenvolvimento assim como tudo o que for necessário para uma velhice tanquila ao seu lado.
É muito tempo? Pode-se dizer que sim, mas... Sabe aquele momento do dia em que você chega em casa cansado, ainda preocupado com o trabalho ou problemas pessoais? E quando você vê seu companheirinho e nota aquele sorriso alegre simplesmente por você ter chegado. Seguem-se os abanos de rabo, as lambidas descontroladas ou um ronronar profundo... É nesse exato momento que você tem a certeza de que quer seu companheiro ao seu lado por toda sua vida!!!

E então, agora que já estão cientes das responsabilidades que é ter um animalzinho de estimação... BORA ADOTAR UM???

Beijos, abraços, lambidas e ronronos!!!!! hehehehehe
Até breve!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dicas para Adestramento Rápido de Cães

Aí vão algumas dicas para quem tem dificuldades com seu cão:

- Quando chega uma visita e o cão é costumado a pular, tenha um borrifador à mão e borrife água no focinho dele e diga "não" .

- Se deseja ensiná-lo a sentar, segure um petisco ao alcance dos olhos de seu cão. Empurre a mão acima da cabeça dele até que o cão tenha de se sentar para ver o petisco. Diga "senta" e dê a comida.

- Para acalmá-lo na sua ausência. Fure uma garrafa pet e coloque petiscos dentro e tampe. Isso garantirá diversão suficiente para o cão até você voltar.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

LAR ENCONTRADO!

Nossa amiga Adriana agradece todos os que se interessaram por essa fofura e avisa que a mesma já encontrou um ótimo lar.
Quem tiver interesse em adoção,temos outros gatos e cães que também necessitam de um lar.